16 de Março de 2017

Voluntariado

Visitas de Promoção Humana e Assistência Social

No Centro Cultural Porto Belo, são promovidas Visitas de Promoção Humana e Assistência Social, que têm por objetivo principal pôr as estudantes e profissionais envolvidas em contato com a realidade da população que, de alguma forma, passa por necessidades especiais, ajudando-as, assim, a refletir sobre a cidadania e sua condição de cidadãs. As atividades são organizadas principalmente nos finais de semana, por um período mínimo de duas horas.

O projeto consiste em organizar visitas a hospitais, asilos e também a famílias necessitadas. Trata-se de proporcionar aos beneficiados momentos agradáveis de atenção e descanso. Procura-se, também, na medida do possível, atender a algumas de suas necessidades a partir da prestação de pequenos serviços.

Quer saber mais ou, quem sabe, participar de uma visita? Entre em contato conosco: contato@portobelo.org.br.

Projeto Humanizarte

O Projeto Humanizarte é destinado especificamente a estudantes universitárias da área da saúde. Ele consiste em visitas periódicas a pacientes de alguns hospitais, oferecendo a crianças, adolescentes e adultos internados um momento sereno e lúdico, através da contação de histórias, da música e de boas conversas.

Tal prática promove um contato caritativo com o paciente e ajuda a estudante a despertar para a humanização do seu meio profissional. Para complementar a formação acadêmica e promover o crescimento pessoal, as voluntárias participam de palestras dirigidas por profissionais que desenvolvem temas científicos e humanísticos.

 

Férias Solidárias

O período das férias – tempo de descanso tão esperado – também pode ser dedicado às pessoas carentes. Um grupo de estudantes do Ensino Médio e universitárias reserva uma semana de suas férias para conviver com crianças, adolescentes e suas famílias e desenvolver, com essas populações carentes, projetos de acordo com aquilo que aprendem nas salas de aula de suas escolas e faculdades.

Visitas: Durante a semana das Férias Solidárias, sempre se aproveita para visitar as famílias mais necessitadas da comunidade. As voluntárias entregam alimentos, prestam serviços e procuram dar soluções aos problemas concretos que identificam, encaminhando esses assuntos à prefeitura local quando necessário.

Oficinas: As crianças participam de oficinas e têm aulas sobre higiene bucal e outras noções básicas de saúde. Cursos técnicos rápidos são oferecidos às adolescentes. As mães, é claro, também se envolvem no projeto. Elas podem receber orientações sobre direitos do consumidor, educação dos filhos, nutrição, ginástica, entre outros.

Bazar: Outro momento muito esperado das Férias Solidárias é o Bazar Beneficente. São oferecidos brinquedos, utensílios e roupas à comunidade.