O que é o UNIV Congress?

O UNIV Congress é um congresso universitário internacional que acontece durante a Semana Santa em Roma. Cada ano se define um tema para que os jovens participantes possam estudar e aprofundar um aspecto concreto da sociedade atual e, assim, consigam oferecer soluções aos diferentes desafios que se apresentam. Na semana do Congresso se realizam diferentes atividades: audiência com o Papa, tertúlias internacionais, voluntariado, encontros culturais e passeios pela capital italiana.

O UNIV nasceu em 1968, com o objetivo de permitir todos os anos que cerca de três mil jovens possam viver uma experiência de impacto profundo, de onde nascem e crescem ideias, como consequência do contato com o patrimônio cultural, espiritual e artístico que têm a cidade de Roma. Sempre jovem e internacional, o UNIV convoca milhares de estudantes universitários dos cinco continentes para ampliar seus horizontes, dialogar e confrontar de maneira construtiva alguns temas de maior importância da sociedade atual.

As primeiras edições do UNIV foram organizadas graças à iniciativa e ao impulso de São Josemaria Escrivá, fundador do Opus Dei: dezenas de milhares de estudantes e professores universitários, durante cinco décadas, puderam ampliar seus próprios horizontes culturais no clima universal do centro da Cristandade – Roma –, graças a audiências especiais concedidas por Paulo VI, João Paulo II, Bento XVI e o Papa Francisco a todos os participantes do UNIV.

 

Estudar, Refletir, Dialogar, Interrogar, Argumentar

Tais atividades estão no centro da vida universitária. Um dos desafios da universidade, além de oferecer uma adequada formação técnica nas mais diversas disciplinas, é ajudar os estudantes a amadurecer sólidos hábitos de rigor intelectual e fazer com que sejam capazes de enfrentar-se com as grandes questões da vida humana, o progresso científico, econômico, político, cultural e de muitos outros âmbitos.

O UNIV Congress quer se colocar a serviço deste insubstituível papel que a universidade tem junto ao progresso da sociedade. Aspira a ser um ponto de encontro para a comunicação e o debate universitário internacional, a favorecer o diálogo sobre as principais questões que afetam a pessoa e a cultura dos nossos tempos. Por outro lado, para não se limitar à reflexão teórica, o UNIV promove a criação de projetos que tenham um verdadeiro impacto na sociedade. Com uma ampla variedade de formatos de trabalho – conferências, trabalhos de pesquisa, projetos sociais, vídeos, etc –, o UNIV Congress constitui uma plataforma flexível para a criatividade e a iniciativa de professores e estudantes que provêm de uma ampla variedade de culturas.

Ademais, o UNIV, desde seus começos, tem no centro de seus interesses o trabalho como lugar de crescimento e realização pessoal, mas, fundamentalmente, como instrumento para servir os demais e a sociedade.

Fonte: Flickr

Ficou curiosa e quer saber mais a respeito? Então não deixe de acessar o site oficial do UNIV Congress e o site do UNIV Brasil! Quer participar do UNIV Congress 2018? Entre em contato!