Dica de Leitura: Persuasão

Persuasão é um dentre os romances escritos pela autora inglesa Jane Austen. Publicado cinco anos após o seu famoso livro Orgulho e Preconceito, ela descreve com maestria a mente feminina e apresenta com perspicácia seus pontos de vista sobre a sociedade inglesa na virada do século XVIII para o XIX.

Persuasão se passa na Inglaterra rural, onde Anne Elliot, filha de Sir Walter Elliot, esnobe e endividado baronete, apaixona-se por Frederick Wentworth, jovem inteligente e ambicioso, mas sem fortuna ou conexões sociais. Por esse motivo, é persuadida pela família a romper com ele.

Algum tempo depois, o leitor se depara com Anne mais madura e frente à possibilidade de encontrar-se novamente com Frederick. O simples jovem com o qual ela havia rompido seu compromisso está de volta, mas agora é o bem-sucedido e afortunado Capitão Wentworth.

Será que o coração de Anne vai bater mais forte diante desse possível reencontro? Será que Frederick será capaz de perdoá-la? Leitura mais que recomendada! Confesso que uma caixa de lenços de papel foi necessária, mas as lágrimas foram recompensadas com essa volta no tempo acompanhada de intrigas, bailes e romances à moda antiga que fazem o leitor querer lutar com nossa heroína por um final feliz. Boa leitura!

Por Karen Siqueira